Skip to content
28 de dezembro de 2010 / rafaelti

Perseverança

A reportagem do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Um programa que eu gosto muito) mostra perseverança e resiliência de um pequena empresária que na época da reportagem faturava 300 mil Reais mensais. Vendo a obra pronta parece que é fácil no entanto, ela conta que não foi tão fácil assim. Uma frase dela atingiu-me profundamente :

“Isso já virou uma característica forte minha: desistir jamais. Realmente não faz parte do meu vocabulário”, diz Sandra.

Quando aguardar o momento certo

Quantas vezes acontece alguma coisa e a primeira coisa é desistir. Vamos lutar! Vamos fazer um Brasil melhor. Faça sua parte e não espere os outros. Lógico eu nunca lutei até a morte por qualquer motivo, em alguns momentos é necessário sabedoria. Meu amigo Roberto da Pós disse:

“Não brigue por causa de osso, brigue pelo filé”

E é isso que eu levo para minha vida é lutar pelo “filé”, no livro A Arte da Guerra, Sun Tzu no capitulo II diz:

“Se teus soldados, tuas forças, tua estratégia e teu valor são menores que as de teu adversário, então deves retirar-te e buscar uma saída”.

Eu faço na minha vida uma coisa que se chama “retirada estratégica” se eu vejo que estou na desvantagem, ou não tenho certeza, ou não está apropriado para o momento eu pego o que sobrou da minhas força e volto mais tarde com “minhas tropas alimentada, forte e com sangue nos olhos”. No capítulo IV, Sun Tzu emenda:

“Fazer-te invencível significa conhecer-te a ti mesmo; aguardar para descobrir a vulnerabilidade do adversário significa conhecer os demais.”

Isso significa busque autoconhecimento procure saber sua fraqueza e procure saber qual é o seu melhor ponto. Na sua “retirada estratégica”, suas férias, um momento de descanso ou na virada do ano, procure saber como irá enfrentar seu inimigo, sua promoção(como conquistar), sua paz na família(como  alcançar) ou seu colega de trabalho chato. Para saber se está ou não “lutanto pelo filé” deve se ter conhecimento e autoconhecimento. Um dos mais terríveis advesários que enfrentei foram o Arthur e Gustavo, os dois juntos hoje devem pesar uns 40 kg e cada um tem 3 anos, sim eles são gêmeos e são meus filhos. Tive que fazer várias batalhas, várias retiradas e receber vários conselhos(dos meus pais, Marco Antônio e Idalina e da minha esposa Juliana) mas como general da minha família eu não desisti busquei conhecimento e hoje travo uma batalha para educá-los e buscar o melhor para eles.

Busca da excelência

Thomas Edison disse:  “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.

Aristóteles disse : “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”.

Hoje não cheguei no topo da minha carreira e não tenho o melhor das coisas, mas busco isso pela paixão que tenho(família, emprego, vida etc) e pela persistência ou melhor perseverança. Cada dia deve-se olhar o que está acontecendo a sua volta, mas com olhar crítico pois, se você fazer o melhor que poder sempre alguém irá lhe notar. Uma vez eu vi uma entrevista na TV(ficarei devendo a fonte) e o consultor disse: “Um jogador em início de carreira não faz gol contra ou joga mal, só pelo motivo de receber pouco. Pelo contrário ele dá o melhor de si para outro time o descobrir!”. Os brasileiros tem fama de fazer as coisas pelas coxas e deixar em cima da hora. Precisamos buscar a excelência pelo hábito e sempre buscar o melhor não ficar feliz com resto debaixo da mesa mas querer comer na mesa.

Perseverança

Perseverança é insistir em uma coisa boa é fazer melhor o que está bom e agir rápidamente quando a situação estiver ruim. Abaixo tem o link da reportagem.

http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1623387-17958,00.html

O vídeo abaixo mostra a luta do Vinícius para ter a ImproveIT. Com certeza esta é outra história que se deve pegar como base.

12º Encontro Locaweb – Startup – De empregado a empregador – Vinícius Teles from Locaweb on Vimeo.

Deixe um comentário

