Skip to content
12 de maio de 2011 / rafaelti

Em busca de uma gestão pública melhor

Com grande surpresa e felicidade eu vi a notícia no twitter que Abilio Diniz foi nomeado membro da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competividade. Em suma Abilio entre outros assessorarão a presidente Dilma na eficácia da máquina pública. Será que agora veremos um desoneração do setor público, esse samba do crioulo doido que está aí a muito tempo?

Original

Hoje, fui nomeado membro da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competividade. Embora não tivesse tanta disponibilidade de tempo, resolvi aceitar esse convite da presidente Dilma, por quem eu tenho um enorme apreço. Tomei essa decisão por acreditar que é minha obrigação colaborar com o meu país.

Nem todos sabem, mas trabalhei como membro do Conselho Monetário Nacional, entre 1979 e 1989. Durante esse período, lutei, em vão, para a maior distribuição de renda no Brasil. Passados 22 anos, vejo isso acontecer; estou vendo as pessoas melhorarem seu padrão de vida. Sem dúvidas, estamos vivendo num país menos desigual do que o que tínhamos há alguns anos. E acho sim, que hoje, o Brasil atingiu um patamar diferenciado que não tem volta.

É claro que ainda temos muitos problemas a resolver. Creio que o maior desafio é desenvolver mecanismos que proporcionem um crescimento econômico sustentável ainda maior. Daí o mérito da criação da Câmara de Gestão. Esse órgão pretende assessorar a presidente Dilma na difícil tarefa de melhorar a eficiência da máquina pública. Por meio da análise e avaliação das políticas públicas, a Câmara de Gestão irá sugerir planos de ação que visem tanto a simplificação e o aprimoramento dos processos quanto a redução do gasto público. Paralelamente, a Câmara de Gestão pretende integrar as estratégias federais de desenvolvimento social, para, assim, dar continuidade ao programa de redução da desigualdade social.

Tenho certeza de que cada um dos representantes do setor privado (Jorge Gerdau, Antônio Maciel e Henri Philippe Reichstul), assim como os quatro ministros (Antônio Palocci, Guido Mantega, Miriam Belchior e Fernando Pimentel), têm muito a colaborar para o sucesso do projeto.

De minha parte, garanto desde já o total comprometimento, pois esse é mais um grande desafio na minha vida. Espero poder contribuir com a Presidente e para o bem do nosso país.

Fonte: Abilio Diniz

Deixe um comentário

