Skip to content
13 de junho de 2011 / rafaelti

Pitch Digital: da ideia à startup de sucesso

Eu fui um dos pitchers do Pitch Digital,  a estrutura da PUC é ótima, a organização feita pelo Tomás foi excelente e não ficou para trás foi a palestra do Gustavo Caetano. Eu escreveria um texto para a palestra, entretanto MediaBytte escreveu texto muito bom então, segue na íntegra.
Belo Horizonte sediou, pela primeira vez, um grande evento para empreendedores digitais. O Pitch Digital reuniu, no dia 11 de junho, mais de 300 pessoas para discutir novas idéias na web com grandes nomes do mercado.
Raquel Camargoblogueira e professora de Marketing DigitalAdriana Torres, consultora de marketing, e Thiago Batittuci, representante do blog “Hoje Vou Assim”, discutiram a atuação feminina na internet. Para Adriana, as mulheres têm conquistado um maior espaço no mercado, pois têm mais domínio sobre a grande moeda do século XXI: a informação. Os homens, por sua vez, ainda se sobressaem nas áreas tecnológicas.
A personalidade feminina é a marca pessoal da mulher na web, de acordo com Raquel Camargo. Elas se expressam mais, revelando seus gostos e preferências. Assim, criam uma identificação e credibilidade com seu público, podendo virar, até mesmo, um produto. Foi isto que aconteceu com o blog “Hoje Vou Assim”, de Cris Guerra, representada no evento pelo Thiago. A publicitária amante de moda começou a fotografar seus looks diários por diversão e hoje virou uma empresa com CNPJ e mais de 500 mil acessos ao blog por mês. A receita do sucesso? Segundo Batittuci é a honestidade. “A Cris nunca usa uma roupa que não goste. Nem adianta querer pagar muito caro. Faturamos 30 vezes menos, mas não abandonamos o compromisso com a verdade”.
Vinte projetos de empreendedorismo na internet (Pitchers) foram avaliados e receberam dicas de especialistas do setor como Rodolfo Zhouri, da Endeavor Brasil, e Felipe Matos, da Inseed Investimentos. O evento também contou com um bate-papo sobre o mercado de mídia social.
O grande momento, porém, foi a palestra de Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech. Com 14 dicas, o empreendedor desvendou os segredos de uma startupvencedora:
  1. Focar em nichos de mercado: Crie um mercado e especialize-se em algo que ninguém faz.
  2. Seja Flexível: Planeje menos e faça mais. A lógica das startups é a velocidade, por isso não exite em mudar seu foco. O tempo é seu maior rival, considere que o cenário pode mudar ou alguém lançar a sua ideia primeiro.
  3. Domine o mundo: Pense grande, pense global. Crie um nome que possa ser entendido em todo o mundo e estabeleça metas com grande alcance.
  4. Small is (still) beautiful: Não copie os processos das grandes empresas antes de ter o tamanho delas. Não crie mais burocracia do que o necessário, isto somente dificultará os processos internos e irá diminuir a agilidade de atuação. Monte pequenas startups dentro da empresa, assim, cada setor será independente.
  5. O colaborador é rei: No começo, as startups têm muito trabalho e pouca recompensa, por isso trate os seus funcionários como membros da família. Venda um sonho, pois a maioria das pessoas não trabalham somente por dinheiro.
  6. A guerra agora é entre as redes: crie seu próprio ecossistema e terceirize o que não é a sua especialidade. Fidelize parceiros e faça-os ganhar dinheiro junto com você.
  7. Volume é valioso: Quanto mais produtos distribuídos, menor é o seu custo. Por isso, não se amedronte com a infra-estrutura e acredite no seu potencial.
  8. Comunique: Conquiste reputação com auxílio da mídia e endosso através de seus clientes. Utilize blogs e redes sociais para divulgar a sua empresa, mas não se esqueça do marketing com a técnica do DAI (Diferenciação por Atributos Irrelevantes), crie benefícios únicos que somente o seu produto/serviço proporcionará ao público.
  9. Utilize o “Fail Fast Strategy”: Todos irão falhar um dia, então erre o mais rápido possível. Não tente ser perfeccionista com as ideias, que são baratas e várias. Teste seu produto/serviço antes no mercado, colete opiniões e faça as modificações necessárias.
  10. Caça ao tesouro: Carra atrás de quem tem dinheiro para apostar em você e no risco do seu mercado. Por mais simples que seja a sua ideia, não tente fazer sozinho, você pode perder a chance. Além disso, um sócio ajuda a organizar a empresa, evitando a confusão entre orçamento pessoal e profissional.
  11. Não participe da guerra, forneça as armas: Focar no consumidor final é complicado e requer um capital muito alto. Busque alternativas e, principalmente, não tente ser um competidor e sim um aliado.
  12. Surpreenda: Aproveita enquanto você não tem alta reputação e responsabilidade em ser sério demais para apostar em novidades e formas diferentes de fazer a mesma coisa.
  13. Não inove por inovar: Criatividade não é inovação, busque resolver um problema real. Tenha sempre três perguntas em sua mente: Vou melhorar a vida das pessoas? Vou arrumar algo que está errado? Vou prevenir que algo bom desapareça? Se uma das respostas for “sim”, crie soluções que revolucionem algum setor e pense em lógicas diferentes de mercado.
  14. Fale menos e faça mais: Ideia todo mundo tem, coloque em prática!
Além desta ser a primeira edição do Pitch Digital, também foi o primeiro evento do gênero que participei. É muito interessante poder acompanhar o processo de criação de um produto, passando por sua exposição, avaliação e julgamento.
O Governo brasileiro nunca investiu tanto em inovação quanto atualmente. Tenho certeza que novidades muito boas estão por vir, afinal, ideias bacanas não faltaram ontem. As minhas prediletas foram o MuseuTec, da Ana Paula Gaspar, e o Ligo, projeto da Mobilet que visa gerenciar gastos com telefone celular.
Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. RêRenault / jun 14 2011 12:29

    Gente!
    Que honra ter meu texto na íntegra aqui no seu blog.
    Muito obrigada, Rafael!
    Fico muito feliz que o meu relato tenha agradado, viu!
    Volte sempre no blog, ele está no comecinho. Mas quero postar novidades bacanas, além da cobertura de eventos que eu participar.
    Grande abraço,
    Renata Renault (MediaBytte)

    • rafaelti / jun 14 2011 14:39

      Obrigado você por ter feito o texto. E volte sempre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: